No inicio de mais um grande feriado nacional, o movimento conjunto de seis sindicatos que atuam no COLETIVO de Lutas (SINTRATURB - SINDETRANSCOL - SINTRACRIL - SINTTRAVALE - SINTRACOL e SINTRACARGAS) realiza intervenção junto ao posto da Policia Rodoviária Federal em TIJUCAS, chamando atenção para o grande número de acidentes envolvendo veículos de transportes de passageiros e de cargas.
Além dos baixos salários, da falta de condições de trabalho e da quase inexistência de atuação fiscalizadora do DETER juntos às empresas de transportes de cargas e passageiros, um dos aspectos mais marcantes que contribuem para o alarmante número de vítimas destes acidentes é o consumo de drogas estimulantes a que estão sujeitos um grande número de motoristas. Fato abordado recentemente em grande número de reportagens em diversos veículos de comunicação.
As jornadas excessivas e extremamente exaustivas são impostas ao profissionais sem qualquer tipo de fiscalização séria por parte do poder público, justamente em feriados prolongados os empresários impõem o que no meio e conhecido como "dobra" no qual uma dupla de motoristas se revezam na direção por jornadas de 72 duas horas ou até mais. Isso sem locais adequados para repouso e para aguentar essas horas que muitos profissionais lançam mãos de drogas estimulantes.
A lei que poderia conter esses abusos foi recentemente derrubada a partir de um" lockout" promovido pelos empresários do setor, que em nome do lucro desmedido puderam continuar a impor seus abusos e consequentemente aumentar diariamente o número de mortos em nossas estradas.
coletivodelutas.org